quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que o medo do trânsito provoca nas pessoas


Eu sinto que o trânsito tem efeitos terríveis sobre o ser humano. Um lance físico e psicológico. O pânico de ficar parado, sem ter opção de ir ou vir, refém de uma situação sobre a qual não temos controle, provoca uma sensação muito ruim. Entendo que algumas pessoas surtem neste momento ou tremam só em pensar que podem passar por isso de novo.
Eu quase nunca fico parada no trânsito. Sou uma grande privilegiada nesta cidade. São raras as situações que me fazem ficar parada: uma aula na usp, o trevo parado ou a ida, relativamente rara, à casa do namorado.
Ontem passei por uma situação limite, a de ficar sem opção, parada e com o carro desligado por mais de hora em um lugar perigoso e no qual para me sentir melhor fiz amizade com caminhoneiros. Sei que ficar no ônibus é pior, blablabla e que eu tô reclamando de barriga cheia. Mas ontem foi péssimo, traumatizante mesmo. O medo de passar por isso hoje de novo me faz pensar em mil alternativas: ficar aqui escrevendo minha quali até mais tarde e sair bem depois da muvuca, lá pelas 22:00 (Apesar de ter ouvido relatos que ontem 22:30 o trevo ainda tava parado).
Um amigo que adoro acaba de me chamar para almoçar num lugar que adoro mais ainda. Acabo de recusar (embora ele ainda não tenha aceitado e dito que vai tentar de novo daqui a pouco). A possibilidade de ficar parada me desespera.
É o trevo entrevando a vida social das pessoas!

Nenhum comentário: